quarta-feira, 4 de abril de 2007

O Livro dos Livros : Bhagavad Gita

Bhagavad Gita apresentado aqui é novo, em sentido real e substancial, pois contém 8 capítulos a mais que todas as versões desta Obra mundialmente conhecida e considerada tradicional, a qual tem sido traduzida, comentada e publicada em vários idiomas, tanto no Oriente como no Ocidente. Esta versão apresentada ao público agora, com 26 Capítulos, é o texto original completo, pois muitos versículos que integravam a Escritura Primitiva e que não estavam incluídos em nenhuma das edições conhecidas (o que mantinha a Gita incompleta), estavam perdidos, fora de ordem, nos 18 volumes que compõem a Obra original, o
MAHABHÁRATA.

Portanto, nenhum versículo acrescentado ao texto é de origem moderna, e todos podem ser encontrados na referida Obra. – O que foi feito pelos Mestres do ŚUDDHA DHARMA MANDALAM foi buscá-los e recolocá-los em seus devidos lugares, reconstituindo sua estrutura e divisão na ordem em que estavam no BHÁRATA DE 24.000 Slokas (ou versos), o predecessor deste Poema Épico que temos, agora completo, em nossas mãos. – A reestruturação desta Escritura Sagrada só foi possível através do estudo e cuidadosa comparação de dois textos muito antigos (cedidos pelos Mestres do Mandalam) com um manual antiqüíssimo escrito em folhas de palmeira, enviado, através de um Emissário, pela Hierarquia Oculta de nosso Globo, no qual estavam escritas, na ordem correta, as primeiras palavras de todos os versículos, assim como estavam na Obra Original, e como estão no texto que apresentamos, traduzido com a máxima fidelidade. A referência sobre a citada Hierarquia está no Cap. IV, resumo dos versículos 6 e 7, no texto desta Gita. – O que foi dito acima está explicado no próprio livro, na “Introdução ao Estudo da Gita”.

Esta versão da ŚRIMAD BHAGAVAD GITA foi publicada na Índia, somente em sânscrito, em 1917, e bem mais tarde, em 1939, foi traduzida e publicada em inglês, também só na Índia, uma só edição, há muitíssimos anos esgotada. Exceto os membros dos Áshrams do Śuddha Dharma e simpatizantes da Doutrina Śuddha, relativamente poucas pessoas no mundo (incluindo a Índia), tem conhecimento dela, sendo esta Gita praticamente desconhecida do público no mundo inteiro.

Para aqueles que ainda não conhecem a Bhagavad Gita, é necessário dizer algo sobre ela, o que ela é e representa: – Ela é a Escritura Sagrada mais venerada na Índia, considerada o “Livro dos Livros”, tão importante e sagrada para os Hindus como o é a Bíblia para os Cristãos, e o Alcorão para os Muçulmanos. É uma Obra que pertence à humanidade, não sendo propriedade de nenhuma religião em particular. Os Ensinamentos Divinos contidos nela, dados pelo próprio Senhor manifestado em Krishna, são um manancial de Conhecimentos Superiores, um tesouro da Sabedoria Eterna, que revela ao homem sua Origem Divina, livrando-o da ignorância que o faz pensar que ele é um ser à parte, um “eu” diferente e independente dos outros “eus” e do Supremo Eu Universal, mostrando a ele que não há separatividade (a qual só existe na forma), pois todos fazemos parte da Divindade, que nosso Espírito é uma Centelha Divina eternamente presente no coração de todos os seres, e que a Vida que nos anima é a mesma que anima tudo que tem vida, em todo o Infinito Cosmo.

Os Ensinamentos Transcendentes, dados por Sri Krishna na Gita há milhares de anos, completam maravilhosamente os Ensinamentos de Jesus, o Cristo, que veio à Terra para ensinar aos homens a Doutrina do Amor e do Perdão, da Justiça e da Fraternidade, o verdadeiro caminho para Deus. – Todos os Instrutores da humanidade, em todas as épocas, ensinaram ao homem que o Caminho da Salvação é para dentro dele mesmo, na busca da Divindade, do Cristo que mora em seu próprio coração.

A fim de tornar esta Escritura Sagrada mais acessível ao público em geral, julgamos necessário, para facilitar e complementar seu estudo, acrescentar a ela esclarecimentos (como preparação prévia) que possam ajudar tanto o estudante principiante no Caminho Esotérico, como o leigo que já se interessa pelas coisas do espírito, em busca de algo mais alto no caminho da evolução espiritual, não importando a religião que professe. Com esta finalidade apresentamos, na primeira parte do livro, vários prólogos e artigos, que além de dar a conhecer o que representa a Bhagavad Gita como um dos maiores tesouros de Sabedoria da humanidade (com explicações sobre seus Transcendentes Ensinamentos), elucidam grande parte das perguntas que normalmente surgem na mente do estudante. Em seguida, no centro, está o próprio texto da ŚRIMAD BHAGAVAD GITA, agora completo, com 26 Capítulos, ou seja, 8 a mais do que o mundialmente conhecido de 18 capítulos.

No final deste sítio o leitor encontrará um glossário contendo os principais termos sânscritos (com seus significados) presentes no texto desta Obra. O entendimento destes termos é essencial para a assimilação dos Ensinamentos contidos na mensagem desta Gita, pois ela foi traduzida fielmente como está no Original, sem nenhuma interpretação, conservando todos os termos sânscritos, já que a explicação dos rodapés é muito restrita. Estes termos, cujos significados são às vezes muito parecidos (porém não iguais), se completam ao serem comparados, e esclarecem dúvidas, evitando entendimento equivocado, além de darem ao estudante uma boa base de conhecimentos esotéricos superiores.

Nenhum comentário: